O que é Arte

14/11/2017

Mona Lisa também conhecida como Mona Lisa del Giocondo, Artista: Leonardo da Vinci: tela 77 cm x 53 cm: Museu do Louvre (desde 1797) Tinta a óleo Criação: 1503
Mona Lisa também conhecida como Mona Lisa del Giocondo, Artista: Leonardo da Vinci: tela 77 cm x 53 cm: Museu do Louvre (desde 1797) Tinta a óleo Criação: 1503

A arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções. Ela pode estar representada de diversas maneiras, por exemplo da pintura plástica, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, dentre muitos outros.

 A arte é o reflexo da cultura e da história, considerando os valores estéticos da beleza, do equilíbrio e da harmonia.
Desde a pré-história, já na pintura rupestre, verificamos uma necessidade do homem em representar a sua realidade sob a sua perspectiva e percepção das coisas.

 A arte evolui com o tempo e em cada época, de acordo com o contexto histórico, observa-se uma tendência a certo estilo, cada época um novo estilo.
A arte pode sim ser também definida como algo inerente ao ser humano, feito por artistas a partir de um senso estético, com o objetivo de despertar e estimular o interesse da consciência ou senso crítico de um ou mais público, além de causar algum efeito. Cada expressão artística possui significado único e diferente.
Está interligada à estética visual pelo fato de ser potencial do homem de imprimir beleza ou se esforçar para materializar (ou imaterializar) o seu pensamento.

De acordo com o segmento, a arte pode ser classificada de várias maneiras: artes plásticas, artes cênicas,artes visuais, etc. existem graduações específicas para que uma pessoa se especialize na área de sua escolha. 

Artes Plásticas: está relacionada a escultura, arquitetura, artes gráficas e o artesanato. 


Artes Visuais: é a classificação dada para todos os tipos de arte que retratam a realidade ou a imaginação e que tem a visão como um dos principais recursos para estudo. Envolve áreas como a pintura, cinema, decoração, jogos, etc.


Artes Cênicas: é o estudo de todas as formas de expressão realizadas através da dança, do teatro ou da música.

A arte nos dias atuas

Quando falamos em arte, a referência que temos é logo os grande museus da Europa, aqueles quadros do Renascimento, do período barroco e Modernismo.

Mas e a arte nos dias atuais? 


Ao contrário do que muitos podem pensar, arte não mais se resume apenas a pintura, escultura e música. Hoje, ilustrações, grafites, instalações, e até o meio digital é considerado arte.

O Grafite, da marginalizada pixação assim surgiu. como  uma forma desenhar usando tinta nas paredes dos centros urbanos. Mentes conservadoras que se preparem pois Isso também é arte. Principalmente quando se fala de cidades altamente urbanizadas, concreto para todos os lados. 

E se eu quiser comprar uma obra de arte? Preciso ser um mecenato? ir a uma galeria ou conhecer um artista para encomendar meu retrato ou uma arte personalizada?


Não!!!! 


Hoje tudo é mais fácil. Existem várias galerias de arte pela internet, nas quais você olha as obras virtualmente, paga e elas chegam na sua casa. Essas obras não são dos pintores clássicos. Esses artistas são contemporâneos e são buscados principalmente por aqueles que gostam da cultura underground.